sábado, 31 de outubro de 2015

Resenha: A parede branca do meu quarto

Resenha do livro: A parede branca do meu quarto, da autora: Marina Oliveira.


Autora: Marina Oliveira
Páginas: 381
Editora: Thesaurus Editora

Sinopse:"Após ter um vídeo postado no YouTube sobre o surto psicótico que teve durante uma prova, Mariana Vilar virou uma celebridade da Internet. Infelizmente, isso não trouxe nenhuma vantagem para a vida dela: foi expulsa do colégio antigo, perdeu o contato com o melhor amigo e, agora, ainda tem que aguentar as pessoas perguntando a todo tempo se a conhecem de algum lugar. Chega a hora de cursar o terceiro ano do Ensino Médio, não vai ser fácil. Novo colégio, rodeado de pessoas diferentes. Os desafios surgem e as inquietardes aumentam. Mariana começa a perceber que as experiência e desejos que guiavam o seu comportamento antes, de repente não fazem mais sentido. Entender as mudanças que vão desde belos momentos afetivos até estranhas festas da elite brasiliense será uma questão de sobrevivência.
E quanto à parede branca do título? Ah, meu caro leitor, só posso garantir que ela nunca mais será a mesma."


Resenha: A parede branca do meu quarto, nos traz a história de Mariana Vilar, uma garota, orgulhosa, chata e que só pensa nela mesma, mas um ponto positivo é que ela é muito inteligente, ao extremo!
Mariana esta prestes a entrar no 3° ano do ensino médio. Ela está se mostrando muito animada, pois quer entrar em uma faculdade , para se formar em medicina.
No 2° ano ela teve um surto psicótico na hora de fazer uma prova do PAS, (é tipo um ENEM), com isso ela foi expulsa do colégio, e seus colegas de classe filmaram o surto e postaram no Youtube.
Em todos os lugares que Mariana ia, as pessoas perguntavam se há conheciam de algum lugar.
Agora chegou a hora de entrar no 3° ano, e estava sozinha, pois na antiga escola ela tinha o seu melhor amigo, o Ian.
No primeiro dia de aula Mariana senta, e vê os dois colegas que a partir daquele dia ia sentar do lado deles.
Laura uma menina que só ficava com os fones de ouvidos, e óculos grandes. Maurício um garoto cabeludo e dormia durante a aula. Claro que ela não foi com a cara deles, mal sabia ela que eles se tornariam melhores amigos.


No livro também aparece os familiares de Mariana, sua mãe, seu irmão Lucas, que é muito chato por sinal, hehe mas ao longo do livro vai melhorando, sua avó que é muito fofa e conselheira, e seu pai (os pais são separados, e é meio distante)

Com as novas amizades de Mariana, ela vai deixando de ser egoísta, e começa a prestar mais atenção nas pessoas que estão á sua volta.


O livro me trouxe uma grande lição, no qual não devemos se fechar num casulo, temos que ter amizades, e uma família, para podermos nos abrir e desabafar com eles.

Adorei o livro do começo ao fim, posso garantir que nenhum de nós queremos nossa parede tão branca assim! 

A história se passa em Brasilia

Indico o livro pra quem gosta de sentir todos os sentimentos possíveis, rir, chorar, ficar brava com algumas atitudes de Mariana, e um romance leve e delicioso.


Blog da autora: Marina Oliveira
Onde comprar: Thesaurus Editora

51 comentários:

  1. Achei o enredo bem original e sou apaixonada por livros nacionais que sejam no Brasil, se é que me entende. Que bom que você gostou do livro, espero gostar também!!!
    meuamorpeloslivros.blogspot.com.br
    beijos

    ResponderExcluir
  2. Olá Ariane!
    Nossa, eu nunca tinha visto esse livro! Bem diferente o enredo dele e o titulo em chamativo.
    Não é o tipo de leitura que eu gosto, mas acredito que deve passar alguma lição!
    Bjus

    Andréa
    www.fundofalso.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, ele foi lançado mês passado, hehe é um baby ainda, mas super lindo! A autora, é ótima!

      Beijos.

      Excluir
  3. Olá, Ariane.
    Eu ainda não conhecia esse livro, mas já me interessei pelo tema que ele aborda. As pessoas acham mesmo que não precisam de amigos, principalmente quando arrumam um namorado, e se afastam de todos. No comecinho que li sobre o vídeo achei que era mais algum livro sobre suicídio, que por causa do vídeo ela tinha se suicidado. Ainda bem que não era isso hehe.

    Blog Prefácio

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é, não tem nada a ver com suicídio, é muito lindo, vale a pena!

      Beijos♥

      Excluir
  4. Oi flor, bom, quando li que ela era uma menina que só pensava no seu próprio umbigo, orgulhosa e chata, confesso que torci o nariz, que bom que depois ela muda. Adoro livros teens e esse tem uma pegada bem diferente, não o leria por agora, questão de outros gêneros na pilha de leituras que quero fazer, mas é uma história interessante sim, pelo assunto internet. Infelizmente a internet é algo que pode destruir a vida de uma pessoa, ótima ideia da autora em abordar esse assunto. Fiquei curiosa para saber se a autora abordou bem esse tema em especial no livro, já que as mudanças na vida da protagonista se da por conta do surto e do vídeo também.

    bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu adorei o tema que a autora aborda, super atual!

      Beijos♥

      Excluir
  5. Ai que livro mais interessante, eu ainda não o tinha visto e fiquei bem interessada nele por causa da tua resenha, adorei a história se passar em Brasília, eu nunca tinha lido nada que se passasse nessa cidade, adorei a resenha

    ResponderExcluir
  6. Muito legal a lição que o livro transmite de que não devemos nos fechar num casulo, não dá mesmo para viver de uma forma plena sem a família e os amigos. Que bom que a Mariana vai deixando de ser egoísta e começa a prestar atenção em quem está à sua volta, porque levando em conta a descrição no início da resenha a achei mega insuportável. Não sei se leria o livro, mas de repente daria de presente para pessoas que podem estar passando por momentos parecidos.

    Beijo.

    Ju
    Entre Palcos e Livros

    ResponderExcluir
  7. Olha eu ainda não conhecia esse livro, mas eu acho que pegaria para ler sim.
    Adoro conhecer novos livros nacionais. Achei que você abordou muito bem
    a estória em sua resenha. Mas eu não sei se pegaria para ler nesse momento, pois
    já estou atolada de livro rs
    Mas mesmo assim gostei de tudo que você colocou.
    Muito bom

    http://lovereadmybooks.blogspot.com.br/2015/11/resumo-do-mes-outubro.html

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Esse é o link do meu grupinho xD
      http://lovereadmybooks.blogspot.com.br/2015/11/dia-de-quot-14-bruxa-da-noite-nora.html

      Excluir
    2. Hehe, obrigada! É muito legal o tema que a autora aborda, super atual.

      Beijos

      Excluir
  8. Oie!
    Adorei sua resenha, ainda não li esse livro, mas adoro histórias que nos deixam com uma lição pra nossa vida social, sabe? Adorei a premissa dele, vou colocar na listinha de desejos! Já estava louca pra ler mais livros nacionais mesmo :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Aham, super concordo! Leia sim, é incrível ♥

      Beijos!

      Excluir
  9. Oii,
    Gostei muito da premissa do livro. Parece muito gostoso e inteligente. Vou procurar para comprar, bela resenha.
    Vitória Zavattieri
    Corujas de Biblioteca

    ResponderExcluir
  10. Ola gosto muito de livros que relatam este amadurecimento e evolução dos personagens , nos trazem sempre uma mensagem muito bacana , e acho isso muito legal , o livro realmente despertou minha curiosidade aparenta ser algo bem do gênero que gosto de ler , sua resenha esta ótima mostrando apenas o essencial e deixando o leitor com a sensação de quero mais. Adorei
    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é, super concordo. Queria contar mais, mas me prendi para acabar não falando spoiler, e contando o livro inteiro. hehe

      Beijos♥

      Excluir
  11. Oi,
    Curto mt livros que conseguem fazer rir e chorar ao mesmo tempo! Confesso que ainda não conhecia o livro e a autora, mas fiquei curiosa!
    Bjs!
    Fadas Literárias

    ResponderExcluir
  12. Oii, não conhecia o livro, e é sempre bom ficar sabendo dos livros da nossa literatura. Amooo quando o cenário do livro é no Brasil, ainda mais sendo Brasília. Gostei do fato do livro mostrar o crescimento da personagem, e amo esses livros que são uma bomba de sentimentos haha. Ótima dica ;)
    Xx

    ResponderExcluir
  13. Oi Ariane, eu já ouvi falarem desse livro antes e menina a sua resenha me deixou super cativada a ir atrás dele! Sério amei essa trama, é bem do jeitinho que eu gosto e com certeza eu irei ler logo que tiver uma oportunidade!

    Beijos

    http://www.oteoremadaleitura.com/

    ResponderExcluir
  14. Oi, Ariane!
    Eu ainda não tinha ouvido falar do livro, mas adorei a premissa. Livros que passam alguma lição sempre valem a pena e costumam me agradar.
    Gostaria de acompanhar o amadurecimento de Mariana. Gostei muito da resenha, parece ser uma ótima dica.

    livrosvamosdevoralos.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  15. Oieee

    não conhecia o livro nem a autora, brasileira por sinal. Mas o enredo é bem original e atual. Adoro livros que passam alguma mensagem ainda mais quando são livros de adolescentes !!!!

    =)

    Every Little Book

    ResponderExcluir
  16. Olá! Não costumo ler muitos livros do tipo, mas esse, especialmente, me interessou por dois motivos: primeiro pelo problema de surto psicótico da menina, gosto de histórias que abordam questões relacionadas à psicologia ou psiquiatria, pois são muito instigantes; segundo porque aborda uma questão muito atual, que é a ética e o respeito ao ser humano no uso da internet. São questões sobre as quais devemos pensar e discutir muito, na minha opinião. Beijos!
    http://leituras-compartilhadas.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  17. Mais um livro nacional que eu não conhecia e já entrou para os desejados. <3 Achei a trama bem reflexiva, e quero muito ler. Espero não ficar com muita raiva dessa protagonista, rsrs.
    www.apenasumvicio.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. haha, é uma forma dela se defender, depois ela fica legal, hehe

      Beijos♥

      Excluir
  18. Olá!

    A premissa e título do livro são intrigantes e originais. Fiquei curioso para saber o literal e o simbólico dessa parece branca que dá nome ao livro.
    Parabéns pela escrita.

    Abraço!
    http://surpresasnaspaginas.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  19. Olá... curti a premissa do livro... as vezes precisamos passar por transformações ainda que mesmo na marra para que o amadurecimento venha... que bom a personagem já sabe o que quer de seu futuro e do que precisa para chegar aonde quer?? Mas essa parece uma vida bem solitária... curti a proposta, seu eu tiver a oportunidade irei ler com certeza, ainda mais porque é nacional e ambientado aqui no Brasil... Xero!

    ResponderExcluir
  20. Oie.

    Nçao tinha conhecimento desta obra, mas sua resenha me deixou um pouco tentada a ler, por ser algo bem original e vou amar conhecer mais uma trama nacional

    Beijos da Fê
    As Catarina´s

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, nacional é vida! hehe
      leia, você vai gostar!

      Beijos♥

      Excluir
  21. Oláá
    Que bom que gostou e indica a leitura pois será uma das minhas próximas e adorei a dica, sua resenha está ótima e estou aind amais curiosa do que estava par ler o livro hjaha

    Beijos
    http://realityofbooks.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  22. A história do livro parece bem diferente, me interessei bastante :)

    Beijos,
    Adriana.
    Crônica sem Eira

    ResponderExcluir
  23. Olá lindo blog, parabéns!!
    Seguindo para saber todas as novidades, beijos!

    www.clubedolivro15.blogspot.com

    ResponderExcluir
  24. Oi, Ariane!
    O livro tem uma premissa que não me agrada muito, protagonistas nesse estilo sempre me irritava e faz eu passar a leitura toda com raiva. É uma leitura que vou passar por enquanto! :)

    Beijos,

    Rafa [ blog - Fascinada por Histórias]

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ela é assim pois é insegura, e faz isso pra se defender, hehe depois ela fica legal!

      Beijos

      Excluir
  25. Olá!
    O livro já chama atenção só pelo título, adorei sua resenha!
    Lindo blog! Beijos.

    http://livrosentretenimento.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir